A decoração de um quarto deve sempre corresponder à personalidade e gostos pessoais do indivíduo. Afinal de contas, é no cômodo que ele passará boa parte do seu tempo, especialmente descansando. Quando o ambiente é de um casal, porém, essa decoração pode ser pouco mais complicada – mas nem de longe impossível. Uma incrível dica é se aproveitar das cores para quarto de casal!

Mais do que os objetivos de decoração e estilos dos móveis, as cores fazem imensa diferença em um espaço. Por meio delas, é possível tornar o local mais sóbrio, mais elegante, alegre…. Por isso, é fundamental escolher os tons com cuidado, especialmente para quarto de casal.

De modo geral, é sempre interessante que as tonalidades transmitam tranquilidade. Isso uma vez que, como já citado, o cômodo é aquele em que os indivíduos mais passam o tempo. Para se ter uma ideia, cada sujeito passa pelo menos um terço de sua vida na cama!

Acompanhe o texto e saiba como escolher as melhores cores para quarto de casal! Aqui, você também poderá visualizar algumas imagens, com ideias para a sua decoração.

As melhores cores para quarto de casal

Não existem cores proibidas para aplicação no quarto. Contudo, é necessário refletir sobre a sensação que você deseja ter ao adentrar o espaço. Para tranquilidade, os tons claros são os mais indicados. Já para toques de personalidade e intensidade, as opções são as tonalidades escuras.

É importante destacar, de qualquer forma, que quando falamos de cores no ambiente, não estamos nos referindo apenas aos tons das paredes. Os objetos que comporão o espaço também precisam ser avaliados. Mobiliário, roupas de cama, quadros, cortinas…. É essencial harmonizar os tons de todo o espaço, para que a sensação desejada seja mantida.

Isso não significa, contudo, que você deva conceber um quarto monocromático. Até porque, ambientes deste tipo costumam ser entediantes. Em vez disso, estabeleça uma tonalidade prevalente, e invista em outras quatro ou cinco cores. Combinados e distribuídos da forma correta, os tons terão ótimo resultado visual.

Cores claras

Os chamados tons pastéis, bem claros, são os mais interessantes para a decoração de um espaço quando o objetivo é transmitir calma e serenidade. Por isso eles são alguns dos preferidos dos quartos, um espaço de descanso.

Além dessa sensação, o uso de cores claras faz parecer que o cômodo é maior do que realmente é. Ou seja, os tons ampliam o ambiente. Quando o pé direito é alto, ainda melhor, pois os tons claros acentuam ainda mais a amplitude vertical. Algo muito diferente do que as cores escuras fazem, de “fechar” o espaço.

Por isso, invista no branco e cinza. E também em tonalidades claras da cor que você desejar, como o verde, laranja, amarelo, azul, rosa, vermelho e outros.

Resultado de imagem para quarto de casal cores claras

Resultado de imagem para quarto de casal cores claras

Resultado de imagem para quarto de casal cores claras

Cores vivas

Já cores vivas e intensas, como o alaranjado e o amarelo, podem deixar a decoração mais alegre e “alto astral”. No entanto, tenha sempre o cuidado de não exagerar. Se aplicadas em demasiado, as tonalidades poderão causar cansaço visual, e tornar a disposição do espaço incômoda.

É interessante, por exemplo, balancear os tons mais intensos com cores pasteis. Especialmente o branco, que é ótimo associado a qualquer colorido.

Resultado de imagem para quarto de casal amareloResultado de imagem para quarto de casal alaranjado

Resultado de imagem para quarto de casal verde

Cores escuras

Cores escuras são indicadas apenas para grandes quartos. Isso já que, como explicado, os tons muito intensos tornam o espaço visualmente menor. Se o cômodo realmente por pequeno, permanecer nele poderá gerar algo muito semelhante à sensação de claustrofobia.

Uma dica interessante é aplicar a cor forte, como um preto ou violeta, em uma única parede. Essa estratégia cria um aspecto interessante de profundidade no ambiente..

Resultado de imagem para quarto de casal cor escura

Resultado de imagem para quarto de casal roxo escuro

Para frequentes mudanças

Se você e seu cônjuge são do que tipo que gostam de sempre mudar a decoração, as cores podem ser um problema. Imagine, por exemplo, que você escolham pintar uma das paredes do quarto de laranja. Com o tempo, porém, acabam adquirindo móveis e quadros em um intenso tom de verde. A combinação não será das mais agradáveis visualmente.

Neste caso, invista em paredes brancas ou, principalmente, em um tom de cinza frio. O cinza é elegante e combina com qualquer tonalidade, sem destoar mesmo após uma grande mudança.

Resultado de imagem para quarto de casal cinza frio

A psicologia das cores

Ao utilizar cores para decorar seu quarto, um aspecto interessante é que é possível escolhê-las de acordo com a emoção que se deseja transmitir. Afinal de contas, cada tonalidade, de tinta, objetos ou móveis, pode instigar uma sensação diferente nos indivíduos.

Veja o que algumas cores transmitem:

Vermelho

Não é a toa que dizem que o vermelho é a cor do amor, da paixão. Sua intensidade transmite também sensualidade, mas desde que o tom não seja utilizado de forma exagerada. Do contrário, ele pode tornar o ambiente muito “carregado”. Então, procure investir no tingimento de uma única parede com a cor.

Resultado de imagem para quarto de casal vermelho

Verde

A cor verde é a que transmite esperança, vigor. Ao mesmo tempo, ela pode remeter à natureza, especialmente se utilizada em tons mais claros.

Resultado de imagem para quarto de casal verde escuro

Laranja

Ao utilizar o laranja na decoração, você transmitirá a ideia de fartura ao seu quarto. Essa alternativa também costuma estimular a energia e a criatividade do casal.

Resultado de imagem para quarto de casal laranja

Amarelo

São várias as sensações oferecidas pela aplicação do amarelo no ambiente. Entre elas, podemos citar: alegria, conforto, prosperidade e aconchego. Tudo depende da quantidade e intensidade da cor utilizada.

Resultado de imagem para quarto de casal amarelo

Azul

Um quarto predominantemente azul transmite a sensação de tranquilidade. O tom é ótimo para acalmar, e consegue também oferecer certo frescor, inclusive em dias quentes. Os resultados são os mesmos quando o lilás é utilizado.

Resultado de imagem para quarto de casal amarelo

Resultado de imagem para quarto de casal lilas

Preto

Ao utilizar o preto, tenha cuidado. A cor muito escura, ou utilizada de modo exagerado, pode gerar um espaço melancólico. Na medida certa, porém, ele transmite poder e elegância.

Resultado de imagem para quarto de casal preto

Resultado de imagem para quarto de casal preto

Roxo

Quem se utiliza do roxo no quarto tende a obter a sensação de equilíbrio entre a sabedoria e o amor. Ou seja, cria um espaço onde a razão e a emoção andam juntas, de forma harmoniosa.

Resultado de imagem para quarto de casal roxo

Rosa

Se o objetivo do casal for reavivar seu relacionamento, o rosa pode ajudar. Isso porque, ele é feito da mistura entre o vermelho (amor) e o branco (tranquilidade). Esse equilíbrio é relatado como um ótimo aliado para muita gente.

Veja também: Tons de Rosa na Decoração

Resultado de imagem para quarto de casal rosa